Palestrantes

11/09/23

LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA

Engenharia civil pelo Centro Universitário da FEI. Mestre e doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estágio de doutorado no exterior na Université de Technologie de Compiègne – UTC, França. Pesquisadora visitante na divisão de desenvolvimento sustentável do cstb-grenoble-frança. Pesquisadora na Unidade Habitação e Edificações (HE) no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos (LTDC) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atua principalmente nas áreas de processos e sistemas construtivos, pré-fabricação e modulação, industrialização, diagnóstico de patologias, avaliação de desempenho, implementação da qualidade, gestão do processo de projeto, reabilitação e renovação de edifícios, sustentabilidade e durabilidade das construções. Professora da disciplina de Tecnologia de vedações verticais do mestrado profissional em habitação do IPT e da disciplina de Processo de produção e desempenho das edificações, no curso de Especialização de Gestão de Projetos da Poli-integra-USP.

Desempenho das Edificações – durabilidade, manutenção e manifestações patológicas (teoria x prática) (MC)

Conceitos de desempenho e custo global; requisitos de desempenho com base na ABNT NBR 15.575; interface entre desempenho e produção das edificações; e não-conformidades e manifestações patológicas.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório João Calvino

ANA MARIA DE BIAZZI

ANA MARIA BIAZZI – Arquiteta Urbanista pela PUC Campinas, Mestre em Engenharia Civil e Urbana – POLI USP. Certificada AAA em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE NACIONAL. Presidente do IBAPE/SP- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, gestão 2009-2011. Integrante da Comissão de Estudos da ABNT no processo de revisão das Normas de Avaliações de Bens. Professora convidada em cursos de extensão universitária na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis” em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações na Universidade Presbiteriana Mackenzie e em cursos proporcionados pelos IBAPE’s estaduais. Socia fundadora da empresa PLANA ARQUITETURA E URBANISMO. Atuação como consultora avaliadora e assistente técnica em processos judiciais de desapropriação, renovatórias e revisionais de aluguel; com vasto currículo em avaliações judiciais e extrajudiciais. Coautora do capítulo “Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações (com ênfase em inferência estatística)” do Livro – Engenharia de Avaliações publicado pelo IBAPE/SP, 1ª e 2ª. Edições.

Estudo de casos de avaliação de imóveis por inferência estatística (MC)

Interpretar modelos de regressão linear diante do excesso de variáveis independentes; observações influentes; casos em que pressupostos do modelo são prejudicados; como analisar e evitar comprometimento dos resultados.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório MackGraphe

LUTEMBERG FLORENCIO

Doutor em Engenharia de Construção Civil (Real Estate) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Faculdade Oswaldo Cruz de São Paulo (FOC-SP), Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE) e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Atualmente é vice-presidente técnico da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA); membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE); membro da sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES); professor de cursos de pós-graduação em Engenharia de Avaliações; Engenheiro Civil do Banco do Nordeste (BNB).

Estudo de casos de avaliação de imóveis por inferência estatística (MC)

Interpretar modelos de regressão linear diante do excesso de variáveis independentes; observações influentes; casos em que pressupostos do modelo são prejudicados; como analisar e evitar comprometimento dos resultados.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório MackGraphe

ANA CAROLINA NADALINI

Engenheira Civil, especialista em Engenharia Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFS e Doutora em Energia e Ambiente pela UFBA. Perita de Engenharia, tendo elaborado diversos trabalhos na área judicial e extrajudicial (TJSE, TJSP e TJBA). Sócia da Valini Soluções em Perícias de Engenharia e Meio Ambiente, onde presto consultoria para construtoras, incorporadoras, escritórios de advocacia e condomínios em questões ambientais, ações reais imobiliárias, recebimentos de obras e engenharia diagnóstica. Professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe, de cursos de pós-graduação (UNIT/SE) e cursos livre dos IBAPE´S BA, MG, PR e PB. Diretora adjunta de Relações Institucionais do IBAPE/BA – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia. Membro da Câmara Ambiental do IBAPE/SP.

Valoração de danos ambientais (MC)

Serão abordados os seguintes temas: dano ambiental e o nexo causal; legislação ambiental; avaliação qualitativa e quantitativa do dano ambiental; técnicas aplicáveis na valoração ambiental.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

AGNALDO CALVI BENVENHO

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela UNOESTE;
Especialista em Ingeneria de Tasación y Valoración pela Universidade Politécnica de Valência;
Mestre em Ingeneria de Tasación y Valoración pela Universidade Politécnica de Valência;
Sócio gerente da BP Avaliações E Perícias LTDA;
Avaliador e perito atuante nas áreas de imóveis, equipamentos, complexos industriais, aeronaves, empreendimentos e intangíveis;
Perito e Assistente Técnico atuante em diversas varas judiciais e escritórios de advocacia;
Prêmios de melhor trabalho em Engenharia de Avaliações no XV, XVI E XVII, COBREAPS (2009, 2011 e 2013);
Autor de diversos artigos e participante de diversos estudos em Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia;
Autor do livro “Avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e complexos industriais”, pela editora LEUD;
Membro do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia);
Engenheiro de avaliações AAA certificado pelo IBAPE nacional;
Professor dos cursos de Avaliação econômica de empreendimentos, Avaliação de imóveis pelo método da renda e Avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e complexos industriais em diversos IBAPES;
Professor de Avaliação econômica e Análise de empreendimentos imobiliários e Avaliação de aluguéis na pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias da Universidade Presbiteriana MACKENZIE;
Professor e palestrista em diversos eventos de Engenharia de Avaliações, dentre eles COBREAPS (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias) e UPAV (Unión Panamericana de Associaciones de Valoración);
Participante do 3º e 7º Conversatórios Virtuais da UPAV;
Ex Diretor Técnico e Conselheiro fiscal do IBAPE nacional;
Coordenador da Câmara de Avaliações do IBAPE São Paulo na gestão 2022/2023.

Avaliação pelo método da renda (MC)

Análise de investimentos. Métodos de avaliação indiretos. Método da renda na avaliação de imóveis e empreendimentos. Particularidades na avaliação pelo método da renda. NBR 14.653-2 e NBR 14.653-4.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

MARCOS MANSOUR

Engenheiro Civil especialista em Economia Aplicada e Gestão pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE; mestre em Ingeniería de La Tasación y Valoración pela Univesitat Politécnica de Valência, Espanha. Membro titular do IBAPE/SP, sendo atual vice-presidente, gestão 2022 – 2023, tendo atuado nas últimas gestões como diretor técnico, gestão 2018 – 2019; diretor cultural, gestão 2018 – 2019, Coordenador da Câmara Técnica de Avaliações, gestão 2016 – 2017. É professor e co-coordenador técnico do curso de pós-graduação Lato Sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações, parceria Universidade Presbiteriana MACKENZIE / IBAPE SP.
Possui certificação profissional pelo IBAPE Nacional. Diretor da Validar Engenharia de Avaliações LTDA.

Avaliação pelo método da renda (MC)

Análise de investimentos. Métodos de avaliação indiretos. Método da renda na avaliação de imóveis e empreendimentos. Particularidades na avaliação pelo método da renda. NBR 14.653-2 e NBR 14.653-4.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

ADRIANA ROXO

Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em Preservação Ambiental da Cidade e Engenharia Diagnóstica, Patologias e Perícias na Construção Civil. Atuação em Perícias, Consultorias, Mediações e Conciliações, Judiciais e Extrajudiciais, nas áreas de Patologia das Construções, Inspeção e Manutenção predial, Licenciamento e Patrimônio histórico-cultural. Docente em cursos de extensão e pós-graduação em Perícias de Engenharia, Gestão de Obras Públicas e Manutenção de Edificações. Integrante de comissões de estudos da ABNT para elaboração de Normas Técnicas. Diretora Técnico-Cultural do IBAPE-RJ.

Avançado de Inspeção Predial (MC)

O mini curso avançado de inspeção predial introduz os conhecimentos técnicos da aplicação da metodologia descrita nas normas ABNT NBR 16747: 2020 e Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2021), assim como também aborda de forma resumida alguns aspectos teóricos e práticos da Manutenção Predial, nos termos da ABNT NBR 5674. Serão abordados alguns aspectos da inspeção nos sistemas construtivos de civil, hidráulica, instalações elétricas, mecânicas e de sistemas de combate a incêndio.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

ALEXANDRE LARA

Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.
Possui 35 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M Predial e Industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.
Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em Comitês Técnicos e/ou Associado em Instituições Brasileiras e Norte Americanas, como a ABNT / ISO, ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers, BCXA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018. Autor de diversos artigos sobre Comissionamento, Auditorias de qualidade na prestação de serviços, Manutenção e Operação em instalações prediais e industriais para as revistas Infra, Techne, Pini / Construção Mercado, Abempi e Climatização & Refrigeração. Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de Engenharia e Manutenção Hospitalar no curso de “Engenharia Hospitalar” pela Universidade EINSTEIN, assim como docente no curso de Inspeção Predial do IBAPE-SP.
É diretor técnico da A&F Partners Consulting Engenharia LTDA.

Avançado de Inspeção Predial (MC)

O mini curso avançado de inspeção predial introduz os conhecimentos técnicos da aplicação da metodologia descrita nas normas ABNT NBR 16747: 2020 e Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2021), assim como também aborda de forma resumida alguns aspectos teóricos e práticos da Manutenção Predial, nos termos da ABNT NBR 5674. Serão abordados alguns aspectos da inspeção nos sistemas construtivos de civil, hidráulica, instalações elétricas, mecânicas e de sistemas de combate a incêndio.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

CLEBER GALEOTE

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em MBA de Gestão Empresarial pela FGV, pós-graduado em Gestão de RH e Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo.
Profissional com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de consultoria em O&M, Consultoria Condominial, Treinamento e Desenvolvimento de Profissionais.
Em sua carreira podemos destacar uma expressiva atuação em áreas como Operação e Manutenção em sites de missão crítica, Gestão da O&M predial, entre outros. Responsável pela implantação e coordenação de projetos de O&M e Facility Management em importantes edifícios comerciais de grande porte em SP, RJ, GO, PR, MG e DF.
Tem em seu currículo cargos como Gerente Regional de Property Management na CBRE e C&W, Gerente Regional de Manutenção na Intermédica, Coordenador de Obras e Manutenção no FLEURY.
Atualmente é Sócio Diretor da Valen Engenharia Consultiva, empresa especialista em projetos e consultoria na modalidade de Engenharia Elétrica, além das áreas de Engenharia de Operação e Manutenção, Inspeção Predial, Auditoria em Contratos de Manutenção e Instalações Prediais.

Avançado de Inspeção Predial (MC)

O mini curso avançado de inspeção predial introduz os conhecimentos técnicos da aplicação da metodologia descrita nas normas ABNT NBR 16747: 2020 e Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2021), assim como também aborda de forma resumida alguns aspectos teóricos e práticos da Manutenção Predial, nos termos da ABNT NBR 5674. Serão abordados alguns aspectos da inspeção nos sistemas construtivos de civil, hidráulica, instalações elétricas, mecânicas e de sistemas de combate a incêndio.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

CASSIO ROBERTO ARMANI

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, mestre em Habitação (IPT/SP), Coronel Res e Ex-Comandante do Corpo de Bombeiros (São Paulo). Especializado em Prevenção de Incêndio no Reino Unido, EUA e Brasil. Atua na área de segurança contra incêndio há mais de 30 anos, sendo atualmente consultor e docente na Universidade Presbiteriana MACKENZIE e na UNITAU. Autor do livro “Inspeção predial dos sistemas de chuveiros automáticos” e co-autor do livro “Fundamentos de segurança contra incêndio em edificações – Proteção passiva e ativa”. Membro da NFPA e do IBAPE-SP.

Avançado de Inspeção Predial (MC)

O mini curso avançado de inspeção predial introduz os conhecimentos técnicos da aplicação da metodologia descrita nas normas ABNT NBR 16747: 2020 e Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2021), assim como também aborda de forma resumida alguns aspectos teóricos e práticos da Manutenção Predial, nos termos da ABNT NBR 5674. Serão abordados alguns aspectos da inspeção nos sistemas construtivos de civil, hidráulica, instalações elétricas, mecânicas e de sistemas de combate a incêndio.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

MARCELO IGNATIONS

Arquiteto e Urbanista (UNESP/2001), especialista em Desenvolvimento Imobiliário (FUPAM-USP/2009) e mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC/2022) com larga experiência em Políticas Públicas para Desenvolvimento Urbano. Atuou na prefeitura de São Paulo por 13 anos onde foi o responsável pela estruturação de projetos de Intervenção Urbana, Estudos Econômico-Financeiros das Operações Urbanas Consorciadas, além de participar na elaboração do Plano Diretor Estratégico (lei 16.050/14) e Zoneamento (lei 16.402/2016).
No setor privado, foi entre 2007 e 2013 Gerente de Novos negócios da CIPASA Desenvolvimento Urbano S/A na prospecção de projetos em todo o país. Tem atuado desde 2018 como consultor na Area Imobiliária, de Loteamentos e Comunidades Planejadas. Atualmente também pesquisador e professor em cursos de pós-graduação da UNINOVE, MACKENZIE e IBAPE-SP.

Outorga onerosa do direito de construir: conceitos e aplicações no âmbito da avaliação de imóveis (W).

Apresentar a outorga onerosa do direito de construir e sua aplicação ao contexto brasileiro como um instrumento urbanístico para captação de recursos financeiros com finalidade de promover o desenvolvimento urbano, e sua influência nos métodos de avaliação de imóveis urbanos.

08h -12h
Sala Escola de Engenharia

CLEMENCEAU CHIABI

Atuação destacada há 34 anos em Perícias de Engenharia, Avaliações, Análise de Claims, Drb’s, no Judiciário e em Arbitragens, como perito, Assistente Técnico ou Árbitro, nas matérias da Eng. Econômica, Gerenciamento de Contratos e Obras Industriais e de Infraestrutura. É Eng. Civil, com mestrado em Eng. Mecânica. Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia e em Eng. Econômica. Certificado no Programa de Negociação de Harvard University – USA. Presidente do Conselho do IBAPE Nacional e Coordenador de Cursos de pós-graduação “Master em Avaliações e Perícias de Engenharia” da PUC Minas.

Elementos essenciais de arbitragem para peritos (W)

O Workshop objetiva levar, aos profissionais técnicos, conhecimentos sobre os elementos essenciais do procedimento arbitral, tendo em vista a perspectiva de atuação de peritos e assistentes técnicos.

14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

ADRIANA SARRA

Sócia do Toledo Marchetti Advogados, especializada em Direito da Construção e Infraestrutura, com foco em Projetos e Resolução de Disputas. Bacharel em Direito, Mestre e Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Autora do livro “O contrato de EPC: Engineering, Procurement and Construction” (Almedina, 2019). Diretora da Association for the Advancement of Cost Engineering (AACE-Brasil) e DO Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDIC). Coordenadora adjunta do Comitê de Arbitragem e Mediação do Infra Women. Coordenadora do grupo de estudos de Direito da Construção e Arbitragem do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR).

Elementos essenciais de arbitragem para peritos (W)

O Workshop objetiva levar, aos profissionais técnicos, conhecimentos sobre os elementos essenciais do procedimento arbitral, tendo em vista a perspectiva de atuação de peritos e assistentes técnicos.

14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

12/09/23

FLÁVIA ZOEGA A. PUJADAS

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade MACKENZIE, pós-graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações Máster em Tecnologia da Educação,membro titular do IBAPE/SP, professional Member of Royal Institute of Chartered Surveyors, UK presidente do IBAPE/SP (2014 / 2015) professora convidada da Universidade MACKENZIE no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia nas disciplinas de Perícias de Engenharia na Construção Civil I e II professora do IBAPE/SP de Inspeção Predial; Procedimentos técnicos de entrega e recebimento de obras na construção civil; Vícios construtivos – aspectos práticos da apuração de nexo causal e Auditoria técnica no pós-entrega de obra. Coautora de livros sobre inspeção predial, coautora e revisora do livro Perícias de Engenharia – uma visão contemporânea, Editora LEUD coautora do livro Avaliações e Perícias: coletânea de artigos, Editora LEUDCoordenadora e Coautora da publicação técnica “Perícias judiciais de Engenharia e Arquitetura” do IBAPE/SP. Relatora e revisora das “Diretrizes básicas de inspeção predial em estádios de futebol”. Primeira secretária da elaboração da norma ABNT NBR 16747: Inspeção PredialRepresentante do IBAPE/SP nas comissões de estudos da ABNT para revisão da norma ABNT NBR 13752: perícias e engenharia na construção civil e para elaboração da norma ABNT NBR 17170: edificações – garantias – prazos recomendados. Atua há mais de 20 anos como perita e assistente técnica em demandas judiciais e arbitrais. Sócia diretora da ARCHEO Engenheiros Associados

Vícios construtivos: apuração de nexo causal (MC)

Apresentar e demonstrar a metodologia investigativa e o raciocínio pericial lógico dedutivo para a apuração fundamentada do nexo causal dos vícios com farta exposição de casos comentados.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório João Calvino

PAULO GRANDISKI

Engenheiro Civil, formado pela EPUSP, com curso de pós-graduação pela UNISANTA em Avaliações e Perícias e tendo frequentado dezenas de cursos livres de especialização na EPUSP, FAU/USP e FEA/USP. Atuou como Projetista, Construtor e Incorporador de prédios residenciais e galpões industriais, como Perito Judicial e como membro muito ativo das comissões técnicas do CB-2 E CB-18 da ABNT, encarregadas da criação de várias de suas normas, destacando-se entre elas as normas NBR12721, NBR12655, NBR14653, NBR7680 e NBR15575. Ministrou cursos de pós-graduação em Perícias em Edificações para o IBAPE/SP, FAAP, IDD, IPOG, IPT, MACKENZIE, Moura Lacerda, SENAC e UNISANTA.                                                                                       

Atua como Assistente Técnico em Processos Judiciais de Avaliações e Perícias, sendo autor do livro” Problemas construtivos – aspectos técnico-legais da construção civil”, atualmente na 14ª. Edição, vendido pela OFTEXTO, e Comoderador do grupo de discussão sediado no google “Pericias avaliações”, conhecido como [P&A].

Vícios construtivos: apuração de nexo causal (MC)

Apresentar e demonstrar a metodologia investigativa e o raciocínio pericial lógico dedutivo para a apuração fundamentada do nexo causal dos vícios com farta exposição de casos comentados.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório João Calvino

LEOPOLDO PUGLIESE

Engenheiro Civil pela Universidade São Judas Tadeu, proprietário da ELP Engenharia e Consultoria, com Experiência em Acompanhamento e Fiscalização de Obras de Execução de Fachadas e Recuperação das Patologias, Identificação e Correção de Manifestações Patológicas em Fachadas, Detalhamento Técnico para Execução de Obras de Engenharia, principalmente fachadas, Impermeabilização e Alvenaria Estrutural, Controle de Qualidade de Materiais e Processos, Logística de Canteiro de Obras, Alvenaria Estrutural e Fachada de Edificações. Desde 2010 fornece consultoria para a execução de Fachadas de Edificações Residenciais e Comerciais, laudos e parecer técnicos sobre Patologias em Fachadas com objetivo da consultoria principalmente na identificação e correção de manifestações patológicas, bem como o acompanhamento e fiscalização de recuperação das patologias, análise de resultados de ensaios laboratoriais e em campo, considerando as normas e a experiência adquirida ao longo da carreira.

Análise pericial dos resultados de ensaios de aderência em sistema de revestimentos argamassados (W)

Exposição dos principais ensaios e testes que podem ser realizados nas investigações patologias de revestimentos de fachadas com revestimentos argamassados e revestimentos cerâmicos aderidos. Métodos de avaliação dos resultados dos ensaios e as principais interpretações e correlações para a contribuição na elucidação das principais causas das patologias apresentadas em fachadas. Apresentação de subsídios para embasamento de laudos e conclusões das análises da campanha de ensaio realizada.

08h -12h
Auditório MackGraphe

ALEXANDRE TOMAZELI

Engenheiro Civil formado pela UNIP-OBJETIVO (de 1988 a 1993) – campus Bacelar – SP; Mestre em Habitação: Planejamento e Tecnologia – IPT – Instituto Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, na área de concentração em Tecnologia das Edificações – conclusão: 04/2017.tema: Diretrizes para a Inspeção, Análise e Aceitação de Estruturas em Concreto Armado de Edifícios com Obras Paralisadas – Especialista Latos senso em: Edificações: longevidade e excelência e anomalias pela universidade presbiteriana MACKENZIE – junho/2006 e patologia e terapia do concreto – FDTE/POLI – USP em 1995; ex-professor da escola de graduação em Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana MACKENZIE – campus Higienópolis, do período de 01/2011 a 09/2015, nas disciplinas de Laboratório de Materiais de Construção II – 4o semestre; Construção de Edifícios I – 5o semestre; Construção de Edifícios II – 6o semestre; Patologia e Terapia das Construções – 8o semestre; professor em curso de pós graduação nas disciplinas de Patologias em Estrutura de Concreto Armado – Edifícios, Alvenarias de Vedação e Revestimentos em Argamassa/placas cerâmicas nos seguintes do curso de pós graduação de Engenharia de Perícias e Avaliações – IBAPE/SP/ MACKENZIE – campus Higienópolis e da disciplina de Tecnologia de Execução de Estruturas de Concreto do curso de pós-graduação Edificações: longevidade, excelência e anomalias construtivas da Universidade Presbiteriana MACKENZIE/ campus Higienópolis; professor em curso de pós graduação nas disciplinas de Patologias em Alvenarias de Vedação e Revestimentos em argamassa/placas cerâmicas nos seguintes do Centro de Ensino do Instituto IDD no curso de pós graduação de especialização em Patologia das Obras Civis– São Paulo / Curitiba / Florianópolis, professor em curso de pós graduação nas disciplinas de Patologias em Alvenarias de Vedação e Revestimentos em Argamassa/Placas Cerâmicas nos seguintes do UNISINOS – Universidade do Vale do Sinos – Porto Alegre – RS do curso de pós graduação em especialização em patologia das construções e ministrante de cursos livres para engenheiros e arquitetos peritos nos curso de patologia e terapia de estrutura de concreto de edifícios, patologia e terapia em vedações e revestimentos externos no IBAPE/SP, IBAPE/SC E IBAPE/Santos, sócio diretor técnico desde 07/2008 da Toten – Tomazeli Tecnologia e Engenharia LTDA; ex-associado da Pacelli, Ragueb & Associados, juntamente com o Prof° Ragueb Chauki Banduk E engº Eugênio Pacelli de 09/2005 a 076/2017 e ex associado da Azevedo Noronha Engenheiros Associados, juntamente com a profa engª Maria Aparecida de Azevedo Noronha E profº Ragueb Chauki Banduk. Consultor em laudos para a recuperação de estruturas de concreto armado e revestimentos de fachadas, com mais de 500 LAUDOS emitidos para edifícios residenciais, comerciais, assim como uma série de shoppings center na capital paulista e em outras capitais, usinas de álcool e açúcar, galpões industriais e outras obras com foco em revestimentos e estruturas de concreto.
Consultor em Patologias de Revestimentos argamassas inorgânicas industrializadas para a vcimento, com uma série de laudo e pareceres elaborados.
Consultor em estudos de dosagens para concreto estrutural e blocos de grande volume, autor do livro Estruturas paralisadas de concreto armado de edifícios – inspeção, análise e aceitação pela Editora LEUD e colaborador técnico na elaboração do livro de um dos sócios da Toten: Piscinas em concreto armado: projeto, execução e manutenção exigem cuidados especiais quanto ao calor de hidratação do cimento, para uma série de construtoras.

Formações de fissuras em revestimentos e estrutura de concreto (W)

Formação de fissuras em revestimentos e estruturas de concreto armado, visa a caracterização das tipologias de fissuração nestes sistemas construtivos, com foco na identificação e as possíveis causas das suas ocorrências.

14h – 18h
Auditório MackGraphe

FRANCISCO MAIA NETO

É graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado; membro da lista de Árbitros de Câmaras Arbitrais em MG, SP, RJ, PR e DF; autor de livros sobre Avaliação, Perícia, Mediação, Arbitragem, Construção e Mercado Imobiliário; presidente do IBAPE/MG (1988/1992) e do IBAPE nacional (2003); integrante das Comissões de Juristas do Senado Federal e do Ministério da Justiça para elaboração da Lei de mediação e reforma da Lei de arbitragem (2013); vice-presidente do CREA/MG (1992/1993); conselheiro da OAB/MG (2010/2015); presidente da Comissão de Direito da Construção (2011/2015), da Comissão de Arbitragem (2016/2018) e da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (2022/2024) da OAB/MG; membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico (2013/2015) e secretário-geral da Comissão Especial de Arbitragem da OAB nacional (2016/2019); vice-presidente jurídico da CMI-SECOVI/MG (2012/2018); coordenador geral das Diretorias Estaduais do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM (2021/2024); coordenador do curso de pós-graduação em Advocacia Imobiliária da ESA-OAB/MG (2020) e vice-presidente do Conselho Jurídico do SINDUSCON/MG (2022/2024).

Formação e capacitação básica para membro de Dispute Board (MC)

Peritos e técnicos são naturalmente qualificados para atuarem como membros de Dispute Boards, mas é fundamental que passem por um treinamento, para compreenderem as particularidades da ferramenta e aplicá-la corretamente.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório MackGraphe

RICARDO MEDINA

Sócio do escritório Toledo Marchetti Oliveira Vatari e Medina Advogados.
Bacharel, mestre e doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo – USP.
Diretor do Instituto Brasileiro de Direito da Construção – IBDIC.
Idealizador da Lei paulistana 16.873/2018 e do projeto de Lei federal 2.421/2021 que versam sobre o uso dos dispute boards pela administração pública.
Coordenador e coautor do livro Manual de dispute boards – teoria, prática e provocações, editado pela Quartier Latin.

Formação e capacitação básica para membro de Dispute Board (MC)

Peritos e técnicos são naturalmente qualificados para atuarem como membros de Dispute Boards, mas é fundamental que passem por um treinamento, para compreenderem as particularidades da ferramenta e aplicá-la corretamente.

08h -12h | 14h – 18h
Auditório MackGraphe

ARIVAL GUIMARÃES CIDADE

Engenheiro Civil, Administrador de Empresas, pós-graduado em Negócios Imobiliários, Marketing e Administração de Negócios, Avaliação e Perícia Ambiental. Detentor do certificado de qualificação profissional – nível AAA – em Avaliações de Imóveis, conferido pelo IBAPE Nacional – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, conselheiro do CREA-BA, membro vitalício do conselho consultivo do IBAPE Nacional; conselheiro do SINDUSCON BA, conselheiro do CREA-BA, ex conselheiro de ADEMI/BA; membro da Union panamericana de Asociaciones de Valuacion – UPAV; membro do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors na categoria FRICS, membro colaborador da elaboração das normas de Avaliação e Perícias da ABNT; professor, panelista, palestrante. Larga experiência na área de Avaliação e Perícias de Engenharia e no Mercado Imobiliário. Sócio diretor da ACP Empreendimentos LTDA.

Avaliação de terrenos para o mercado imobiliário com base no método involutivo (MC)

MÉTODO INVOLUTIVO – Serão expostos conceitos e técnicas para avaliação de empreendimentos, conforme as normas ABNT NBR 14653, partes 1, 2 e 4, IBAPE-SP e IVS 410, com casos práticos.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

EDUARDO ROTTMANN

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia pela escola Politécnica da USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócio da Contacto Consultores Associados, é consultor em Desenvolvimento Imobiliário e Habitação junto a entidades como a Prefeitura de São Paulo, o metrô de São Paulo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Corporação Andina de Fomento. Atua também como perito judicial, avaliador e professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições acadêmicas nas áreas de Engenharia de Avaliações e de Real Estate. Coautor dos livros “Perícias de engenharia” (ed. Pini, 2008), “Perícias em arbitragens” (ed. Leud, 2012) e “Engenharia de avaliações” (ed. Pini, 2014). É ex-presidente do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), é expresidente e fundador da LARES – Latin American Real Estate Society e Fellow da RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors. É atual vice-presidente administrativo-financeiro do IBAPE Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – Entidade Federativa), diretor de normas da UPAV – Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación e Representante do Brasil junto ao IVSC – International Valuation Standards Committee (TAB – Tangible Assets Board), com sede em Londres.

Avaliação de terrenos para o mercado imobiliário com base no método involutivo (MC)

MÉTODO INVOLUTIVO – Serão expostos conceitos e técnicas para avaliação de empreendimentos, conforme as normas ABNT NBR 14653, partes 1, 2 e 4, IBAPE-SP e IVS 410, com casos práticos.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

ARTHUR AVELAR

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), mestre em Ingeniería de la Tasación y Valoración – Universidade Politécnica de Valência (Espanha), especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).Atualmente é coordenador de Gestão Fundiária na Cava Infraestrutura e membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo – IBAPE/SP e IBAPE/MG.Possui mais de 14 anos de experiência na área de Avaliações, atuando em projetos fundiários para mineração, implantação de portos, minerodutos, linhas de transmissão e em processos de desapropriação em diversas rodovias federais e estaduais do Brasil. Também atua com Avaliação de Imóveis para garantia fiduciária e Assistência Técnica Pericial.

Procedimentos para avaliação de imóveis e direitos relacionados para fins de desapropriação (MC)

Abordagem dos pontos mais relevantes nos casos de desapropriação de imóveis urbanos e imóveis rurais, relacionando aspectos normativos e práticos, com os seguintes tópicos: Noções sobre desapropriação (tipo de desapropriação, fases da desapropriação); Noções sobre as ABNT NBR´s 14.653-1, 14.653-2 e 14653-3: Critérios (antes x depois; valor unitário médio do terreno primitivo; área diretamente impactada) Remanescente (desvalorização); Custo de reedição, custo de reprodução, valor de mercado, etc.
Fundo de comércio (realocação, lucro cessante, etc.); Conhecimento do problema (utilização de informações do SIGEF, CAR, dentre outros x empreendimento); Cuidados na elaboração de Laudos Bases (Relatório Genérico de Valores, Caderno de Preço); Princípios básicos para elaboração dos laudos de avaliação prévios em projetos de infraestrutura; Casos práticos.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

FREDERICO CORREIA LIMA

Perito Avaliador. Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias. Professor do curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia (IEC/PUC MINAS). Atua nas áreas de Avaliação de Imóveis, Empreendimentos, Estudo de viabilidade, Perícias em instalações elétricas, Patologias em edificações, Vistoria de entrega/recebimento de obra, Inspeção predial, Avaliação de desequilíbrio econômico financeiro em obras de engenharia e arbitragem. Certificado em engenharia de avaliações pelo IBAPE no nível AAA. Conselheiro do CREA-MG (2008/2011), diretor de atendimento e acervo do CREA-MG (2009). Presidente do IBAPE-MG (2011/2014), vice-presidente técnico do IBAPE nacional (2012/2015), presidente do IBAPE nacional (2016/2017), vice-presidente técnico da UPAV (2017/2018), coordenador da revisão da norma ABNT NBR 13.752 de perícias de engenharia na construção civil (a partir de 2017), secretário de normas da UPAV (a partir de 2019), conselheiro do IBAPE mg (a partir de 2015), conselheiro do IBAPE nacional (a partir de 2018), coordenador da norma de Inspeção predial (ABNT NBR 16.747:2020) após a consulta nacional, Secretário da comissão de estudo das novas partes da norma de inspeção predial e Diretor da Correia Lima Engenharia LTDA.

Procedimentos para avaliação de imóveis e direitos relacionados para fins de desapropriação (MC)

Abordagem dos pontos mais relevantes nos casos de desapropriação de imóveis urbanos e imóveis rurais, relacionando aspectos normativos e práticos, com os seguintes tópicos: Noções sobre desapropriação (tipo de desapropriação, fases da desapropriação); Noções sobre as ABNT NBR´s 14.653-1, 14.653-2 e 14653-3: Critérios (antes x depois; valor unitário médio do terreno primitivo; área diretamente impactada) Remanescente (desvalorização); Custo de reedição, custo de reprodução, valor de mercado, etc.
Fundo de comércio (realocação, lucro cessante, etc.); Conhecimento do problema (utilização de informações do SIGEF, CAR, dentre outros x empreendimento); Cuidados na elaboração de Laudos Bases (Relatório Genérico de Valores, Caderno de Preço); Princípios básicos para elaboração dos laudos de avaliação prévios em projetos de infraestrutura; Casos práticos.

08h -12h | 14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

SIMONE FEIGELSON

Arquiteta e Urbanista, pós graduada em Avaliações e Perícias de Engenharia e em Auditoria e Perícia Ambiental, mestre e doutora em Engenharia Civil, pós doutoranda em Turismo, todos pela Universidade Federal Fluminense – RJ.  Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO na Escola de Turismo e Departamento de Turismo e Patrimônio. Conselheira da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ – Conselheira do CAU-RJ   autora dos livros: Pericias de Engenharia, a apuração dos fatos, 4ª edição, Editora Leud – revisão e atualização do livro Engenharia legal e de avaliações, 5ª edição do Professor Sérgio Abunahman, editora Oficina de Textos, entre outros. Professora em diversos cursos na área de Avaliações e Perícias desde a década de 90.

Cases especiais em perícias ambientais (W)

Aspectos da perícia ambiental; documentos e procedimentos; perícias ambientais urbanas; diversos casos; Instalações urbanas e contaminações; novos empreendimentos; impactos de vizinhança; ruídos; patrimônio.

08h -12h
Sala Escola de Engenharia

MÔNICA D’ AMATO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 1987 e pós graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações pela FAAP em convênio com o IBAPE/SP em 1998 tem mais de 30 anos de experiência na Área de Engenharia Legal atuando junto a particulares e empresas em litígio como Assistente Técnica, em colaboração a outros profissionais de mesma área de atuação e como Instrutora convidada especialista em cursos Latu Sensu no módulo ‘Avaliação de Aluguéis’ em Instituições de ensino dentre as quais a FAAP e o Instituto Presbiteriano MACKENZIE. Como coautora apresentou vários artigos técnicos nos congressos brasileiros promovidos pelo IBAPE e publicou os seguintes livros: “Imóveis Urbanos – Avaliação de Aluguéis” – Editora Leud, “Imóveis Urbanos – Avaliação de Terrenos – Método Involutivo Vertical’ – Editora, com versão digital pela Amazon.com.

Avaliação de locação em shopping centers (W)

Aprenda a lidar com as particularidades atuais, as modalidades de contratos de locação, os cuidados na aplicação do método comparativo e os principais conceitos e definições. Avalie com exatidão.

14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

LEANDRO YAGOME

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Estadual de Londrina.
Pós graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações pelo MACKENZIE e IBAPE/SP.
Atua como Assistente Técnico em demandas judiciais em todo o Brasil.
Atua como Perito Judicial em São Paulo.
Membro titular do IBAPE/SP.
Certificado em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE Nacional em nível AAA (máximo).
Atual vice-coordenador da Câmara de Avaliações do IBAPE/SP co-coordenador da cartilha ‘Diretrizes Básicas para Avaliações de lojas em Shopping Centers’ do IBAPE/SP.
Sócio fundador da Yagome Perícia e Avaliação de Imóvel

Avaliação de locação em shopping centers (W)

Aprenda a lidar com as particularidades atuais, as modalidades de contratos de locação, os cuidados na aplicação do método comparativo e os principais conceitos e definições. Avalie com exatidão.

14h – 18h
Sala Escola de Engenharia

ONLINE

HELOISY MARANGONI

Engenheira Agrônoma (UNESP/2014); Mestre em Recursos Naturais (UFMS/2019);
Especialista em Auditoria Ambiental (UCAM/2018); Bacharel em Direito (FACSUL/2021);
Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia (IPOG/2021); Pós-graduanda em Engenharia Legal com ênfase em Avaliações e Perícias Rurais e Ambientais (Faculdade Arnaldo/2022); Membro titular e 2ª tesoureira do IBAPE/MS. Experiência em Engenharia de Avaliações desde 2014, atuando com Perícias e Avaliações de imóveis rurais nos estados: BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR E SP; com elaboração de caderno de valores unitários (pauta de valores / RGV), laudos de avaliação, consultoria, assistência técnica e negociação para obras de infraestrutura – linhas de transmissão e distribuição de energia e ferrovias; trabalhos nas áreas judiciais e extrajudiciais (como perito ou assistente técnico).
Sócia-proprietária da Axia Avaliação de Imóveis & Perícias LTDA e Extensionista na Secretária de Agricultura e Abastecimento – CATI/SP.

Cadernos de valores genéricos de imóveis rurais para obras de infraestrutura com ênfase na influência de passivos e ativos ocasionados pelos impactos das obras.

Cadernos de Valores Genéricos de Imóveis Rurais para Obras de Infraestrutura, impactos das obras nos imóveis rurais e avaliação de passivos e ativos ambientais, caso prático e perspectivas futuras.

16:30 – 19:30
Ambiente Virtual.

CAMILA F. SOARES

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Gestora Ambiental e Técnica em Agrimensura pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, atualmente é pós graduanda em Avaliação e Perícia Ambiental em Imóveis Rurais pela Faculdade Arnaldo. Possui experiência em Licenciamento, Regularização ambiental e Fundiária de imóveis rurais a mais de 10 anos, trabalha com Perícias Judiciais desde o ano de 2015, nos estados de Mato Grosso e Rondônia, sendo Perícia Ambiental, Avaliação de Imóveis Rurais, Ações Possessórias e Demarcatórias, Geoprocessamento, Estudos Dominiais, dentre outras competências em equipes multidisciplinares. Atua como Perita Judicial em diversas comarcas do estado de Mato Grosso, em processos judiciais que demandam geoprocessamento de dados, estudos e Análises dominiais, Desapropriações, Avaliação de imóveis rurais, Demarcação, Divisão de imóveis rurais, Valoração ambiental e auditoria ambiental.

Cadernos de valores genéricos de imóveis rurais para obras de infraestrutura com ênfase na influência de passivos e ativos ocasionados pelos impactos das obras.

Cadernos de Valores Genéricos de Imóveis Rurais para Obras de Infraestrutura, impactos das obras nos imóveis rurais e avaliação de passivos e ativos ambientais, caso prático e perspectivas futuras.

16:30 – 19:30
Ambiente Virtual.

ANTÔNIO PELLI NETO

Eng. Civil e Mecânico pela UFMG 1982 – Mestre em Inteligência Computacional pela UFMG 2006 – Diversos treinamentos para Instituições Financeiras, IBAPE’s e CREA’s, empresas públicas e privadas. É autor dos softwares SISREN Windows – Sistema de Redes Neurais Aplicado a Avaliações Comparativas, SISPLANV Windows – Sistemas de Apoio ao Desenvolvimento de Planta de Valores, SISKRIG – Sistema de Krigagem ,SISRENDA Windows – Sistema para avaliações pelo Método da Renda, SISREG Windows – Sistema de Regressão Linear, SISDAT Windows – Banco de Dados Imobiliário e co-autor SISVALUE Windows – Sistema de Avaliações de Empreendimento de Base Industria e SisDEA Windows – Sistema de Análise Envoltória de Dados. Foi instrutor e responsável por avaliações e treinamentos da Caixa Econômica Federal. Atualmente é Diretor Técnico da Pelli Sistemas Engenharia LTDA prestando serviços e consultorias. Participação e apresentação de diversos trabalhos em Congressos, Seminários e Simpósios no campo da Engenharia de Avaliações.

Avaliação em massa para fins tributários (plantas de valores genéricos PVGs)

Transmitir metodologias, divulgar conceitos e técnicas preconizadas pela norma de avaliação em massa para fins tributários e de políticas urbanas em publicação, destacando as atividades básicas e procedimentos metodológicos, especificação das avaliações, abordando ainda, a legislação existente com embasamento técnico e jurídico, além da aplicação do geoprocessamento como forma de otimizar a implantação de uma PVG, com a apresentação de exemplos práticos e avaliações especiais, facilitando assim as cobranças de tributos.

18:30 – 21:30
Ambiente Virtual.

ANTÔNIO SÉRGIO LIPORONI

Engenheiro Civil, Matemático e Pós-graduado em Engenharia de Avaliações, Avaliador com Certificação nível AAA pelo IBAPE/Nacional, Ex-Presidente do IBAPE/SP 1991/1996, Ex-Presidente do IBAPE/Nacional 1995/1997, Ex-Presidente da UPAV 2005/2007, fundador da CTA Consultoria Técnica e Assessoria em 1993, ex-professor dos cursos de Avaliações e Pós-graduação do IBAPE/SP e autor dos livros de “Gestão Tributária de Cidades” e “Posse e Domínio” e diversos artigos de Avaliação em Massa com ênfase em Planta de Valores Georreferenciada. É coordenador e responsável técnico da empresa CTA, tendo executado diversos serviços para implantação de grandes empreendimentos de Avaliação em Massa para desapropriações; Cadastro e Planta de Valores Georreferenciada em diversos municípios.

Avaliação em massa para fins tributários (plantas de valores genéricos PVGs) 

Transmitir metodologias, divulgar conceitos e técnicas preconizadas pela norma de avaliação em massa para fins tributários e de políticas urbanas em publicação, destacando as atividades básicas e procedimentos metodológicos, especificação das avaliações, abordando ainda, a legislação existente com embasamento técnico e jurídico, além da aplicação do geoprocessamento como forma de otimizar a implantação de uma PVG, com a apresentação de exemplos práticos e avaliações especiais, facilitando assim as cobranças de tributos.

18:30 – 21:30
Ambiente Virtual.

HERMES BOLINELLI

Engenheiro Civil. Mestrado em Engenharia Industrial. Especializações (lato sensu) em Gestão de Negócios; Gestão Ambiental; Avaliações & Perícias de Engenharia; Big-Data & Analytcs; Ciência de Dados; Estatística Aplicada e Valuation. Formado em Processamento de Dados com ênfase em Processos de Otimização. Experiência profissional desde 1995 em Engenharia de Custos, Avaliações de Imóveis, Cálculo Estrutural e desenvolvimento de algoritmos. Professor da Pós-Graduação nos cursos de Engenharia de Custos e Avaliações de Imóveis Urbanos. Professor Graduação em Administração e Comércio Exterior. Engenheiro de carreira da Caixa Econômica Federal desde 2009, onde também é instrutor nas áreas de Engenharia de Custos, SINAPI, Avaliações de Imóveis e BIM (Building Information Modeling) da Universidade Caixa. Membro do IBAPE-SP. Coordenador Câmara Técnica de Engenharia do IBAPE-SP (2017-2020). Trabalho de Avaliações premiado XVIII COBREAP Belo Horizonte (2015).

Engenharia de custos aplicada à avaliação de imóveis.

Apresentar os conceitos da Engenharia de Custos e como calcular o custo final de uma obra ou serviço de engenharia, atividade presente em muitos trabalhos de perícias de engenharia civil como também em alguns métodos de avaliação de imóveis (evolutivo/involutivo), com a utilização de sistemas referenciais públicos.

18:30 – 21:30
Ambiente Virtual.

JOSÉ MIGUEL MORGADO

Professor e especialista em impermeabilização, graduado em Engenharia Civil pela FAAP com MBA do Varejo de Material de construção – FAAP; Negócios e Inovação pela Barry University e University of Nevada – Estados Unidos.
Desde 2016 é Diretor Executivo do IBI Instituto Brasileiro de Impermeabilização e consultor na empresa Morgado Consultoria para assuntos como: Marketing, Comunicação, Vendas, Negociação e Motivacional, entre outros assuntos.
Participante ativo do CB-022 Comitê Brasileiro de Impermeabilização da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas e em junho/2022 assumiu como Gestor do CB-022 Comitê Brasileiro de Impermeabilização da ABNT.
Coordenador do livro histórico do IBI “Legados e Conquistas”, publicado em 2018.
Coordenador de diversos Grupos de Trabalho no IBI, entre eles, o GT – Guia Orientativo do Desempenho dos Sistemas de Impermeabilização (1ª edição) e subcoordenador na 2ª edição.
Foi coordenador dos 14º, 15º e 16º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, realizados respectivamente em 2015, 2018 e 2021. Foi também participante ativo na comissão dos simpósios anteriores (do 6º ao 13º). Atualmente é coordenador do 17º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização a ser realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2023 na cidade de São Paulo.
Penúltima posição como Gerente Comercial de Varejo na Denver Impermeabilizantes (atualmente Soprema), a nível nacional no mercado de revendas técnicas e varejo de produtos impermeabilizantes, junto aos grandes, médios e pequenos lojistas de material de construção e tintas; atacados e distribuidores, bem como home centers.
Anteriormente atuou na edição de revistas especializadas em impermeabilização (Palanca Editora Técnica) e na aplicação de produtos impermeabilizantes (Imperiso).

Tipos de sistemas de impermeabilização – suas falhas e vidas úteis.

Serão apresentados alguns conceitos técnicos sobre impermeabilização, principais patologias, classificação dos sistemas impermeabilizantes quanto à flexibilidade, tipo, forma de apresentação, solicitação imposta pelo fluído, exposição aos intemperismos, aderência, bem como os principais tipos de impermeabilizantes e suas camadas serão abordados.

18:30 – 21:30
Ambiente Virtual.

BRUNO CUNHA

 Servidor Público Federal (INCRA), associado e Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia – IBAPE/SE. Professor, assistente técnico e consultor na área de Engenharia de Avaliação de Imóveis Rurais e Meio Ambiente, com formação em Técnico em Transações Imobiliárias/ALFAMA, Engenheiro Agrônomo/UFV, Especialista em Avaliação de Bens/Universidade de Jaén – Espanha, Especialista em Georreferenciamento de Imóveis/FNSA, Especializando em Cafeicultura/FAVENI, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas/UFV, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS, com estágio de doutoramento na Universidade Trás-os-Montes Alto Douro/UTAD – Portugal.

Valoração ambiental e técnicas aplicáveis em casos de mineração.

Valoração ambiental na teoria e na prática. Impactos da mineração e os desastres ambientais. Afetados e os aspectos indenizatórios. Apresentação e discussão de técnicas aplicáveis em servidão, desapropriação, desastres etc.

18:30 – 21:30
Ambiente Virtual.