adriana-nunes-roxo-de-oliveira

Adriana Roxo Nunes de Oliveira

Arquiteta e Urbanista, Pós-graduada em Preservação Ambiental das Cidades. Conselheira Fiscal IBAPE-RJ. Atua como Consultora e Assistente Técnica. Professora de cursos de extensão e pós-graduação de perícias de engenharia.

agnaldo-calvi-benvenho

Agnaldo Calvi Benvenho

Engenheiro Mecânico, pós graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, Diretor Técnico do IBAPE Nacional, Professor dos cursos de Avaliação Econômica de Empreendimentos nos cursos do IBAPE e de Pós graduação, sócio da BP Avaliações e Perícias Ltda.

alexandre-mano

Alexandre Mano

Engenheiro Químico e Ambiental, com 17 anos de experiência, especialista em Gestão de Áreas Contaminadas e Ambiental, desenvolveu trabalhos de consultoria socioambiental em diferentes setores e tipologias industriais e de serviços.

antero-jorge-parahyba

Antero Jorge Parahyba

Engenheiro Civil, Conselheiro e Presidente do Conselho Diretor do IBAPE/RJ, Conselheiro Vitalício do Clube de Engenharia/RJ. Atua como Consultor, Perito e Assistente Técnico. Professor de cursos de cursos de extensão e de pós-graduação de perícias de engenharia.

ana-carolina-valerio-nadalini

ANA CAROLINA VALERIO NADALINI

Engenheira civil, Esp. Engenharia Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e doutoranda em Energia e Ambiente. Sócia da Valini Soluções Ambientais; perita judicial e consultora. Professora dos cursos de Avaliação e Perícia Ambiental do IBAPE-BA, da pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias e da Faculdade Área1.

ana-maria-de-biazzi-dias-de-oliveira

Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Poli- USP. Certificada em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE. Ex-Presidente do IBAPE/SP (biênio 2009-1010). Conselheira do CAU/SP. Professora da disciplina “Inferência Estatística” de cursos de pós-graduação e especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias. Co-autora do capitulo “Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações” do Livro – Engenharia de Avaliações do IBAPE/SP.

antonio-carlos-dolacio

ANTONIO CARLOS DOLACIO

Engo. Civil (Univ. Mackenzie), Pós-graduado em Pericias de Eng. e Avaliações de Imóveis pela – FAAP/SP, Diretor no IBAPE/SP – Marketing – gestão 12/13; Técnico – gestões 14/15 e 16/17; Conselheiro no CREA-SP – Gestão 13/15 e Suplente – Gestão 16/18, Professor de Perícias em Edificações II no Curso de Pós-graduação em Perícias de Eng. e Avaliações de Imóveis da Univ. Mackenzie, sócio diretor da empresa Associados CLD Eng. Ltda.

antonio-luiz-veneu-jordao

antônio luiz veneu jordão

Mestrado em Ciências Náuticas pela Escola de Guerra Naval e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD-UFRJ. Capitão-de-Fragata da Reserva da Marinha do Brasil (MB), habilitado em Engenharia Mecânica pela Escola Naval. Aviador Naval, Comandante de helicópteros com mais de 4.000 horas de vôo. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi contratado pelo Ministério das Relações Exteriores e coordenou a elaboração do Plano Estratégico de Promoção Comercial do Brasil para o período 2009-2010. Na iniciativa privada desde 2008, como especialista em Gerenciamento de Riscos, Logística e Marketing, presta consultoria e realiza palestras, cursos e treinamentos para a Administração Pública e Empresas.

antonio-pelli-neto

ANTÔNIO PELLI NETO

Eng. Civil e Mecânico pela UFMG 1982 – Mestre em Inteligência  Computacional pela UFMG 2006.É autor dos softwares SISREN ,SISPLANV,SISDAT, SISRENDA, SISREG,  SISDEA e co-autor SISVALUE–Diretor da Pelli Sistemas Engenharia Ltda.

antonio-sergio-liporoni

Antonio Sérgio Liporoni

Engenheiro civil, matemático; ex-presidente do IBAPE/SP, IBAPE e UPAV. Certificado AAA pelo IBAPE, pós-graduado e professor em curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias. Premiado no XXI e XXX Congressos da UPAV na Colômbia em 2004 e na República Dominicana em 2015, com os trabalhos “Base Cartográfica e Geoprocessamento aplicado à Avaliação em Massa” e “O Impacto na Valorização Imobiliária decorrente da Implantação, Duplicação e ou Alargamento da Faixa de Domínio em Rodovias”, respectivamente.

arival-cidade

Arival Guimarães Cidade

Engenheiro Civil, Adm. de Empresas., Pós-Graduado em Negócios Imobiliários, Marketing e Adm. de Negócios, Aval. e Perícia Ambiental. Certificado nível AAA em Avaliações. Prof. de Viab. Empreend. Imobiliários (MBA-UNIFACS) e de Aval. Econômica e Análise de Investimentos (Pós-UNIJORGE). Sócio Diretor da ACP EMPREENDIMENTOS LTDA.

aurelio-jose-lara

Aurélio José Lara

Engenheiro Civil com especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias, e em Engenharia de Segurança do Trabalho, Bacharel em Direito, Perito Judicial em diversas Comarcas de Minas Gerais, certificado em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE Nacional no nível “AAA”.

carlos-arantes

Carlos A. Arantes

Engº Agrônomo, MSc. em Ingeniería de la Tasación y Valoración – UPV Un. Politécnica de Valéncia/España; Environmental Auditor; Professor dos Mestrados da UPV/ España e UJAÉN/ España e dos IBAPE´s; CEO Arantes & Associados – Engenharia Legal.

carlos-etor-averbeck

Carlos Etor Averbeck

Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, com dissertação de mestrado sobre planta de valores e tributação imobiliária nos municípios; Empregado da CAIXA, atuação na área de avaliação de imóveis.

celso-jose-goncalves

CELSO JOSÉ GONÇALVES

Celso José Gonçalves–Engº. Civil pela Univ. Fed. de Uberlândia–UFU/1985, Pós-graduação em Finanças pela FIPECAF/2005, Executivo em Negócios Financeiros pela Univ. Fed. do Ceará–UFC/2011, Instrutor em Cursos de Avl. Econ. de Empreendimentos.

christian-monardez-arancibia

Christian Monárdez Arancibia

Geólogo chileno formado em 1998, na Universidad del Católica del Norte do Chile. Pos graduação em “Geoestatistica aplicada na mineração” pela Universidade de Alberta, Canadá e MBA da Universidade Torcuato di Tella da Argentina.

clemenceau-chiabi-saliba-junior

CLEMENCEAU CHIABI SALIBA JUNIOR

Perito há mais de 25 anos, Engº Civil, Mestre em Engenharia Mecânica/Materiais, pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias. Premiado com a Medalha Eurico Ribeiro em 2011. Atualmente está Presidente do IBAPE-MG e Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do CREA-MG.

clewerson-frederico-scheraiber

Clewerson Frederico Scheraiber

Com experiência de 12 anos na área de geotecnologias, dos quais 10 anos são voltados a atividades no setor florestal. Contribuindo em projetos na Secretaria de Segurança do Estado do Paraná, ITCG – PR e Pöyry, onde foram realizados trabalhos como edição de base cartográfica, sensoriamento remoto, estruturação de sistemas de gerenciamento de banco de dados, análise e interpretação de informações geográficas, mapeamento de uso e ocupação do solo, auditoria de mapeamento, estudos para indicação de áreas de preservação e conservação, estudos para a interpretação de dados de fauna e flora e levantamento de impactos ambientais em empreendimentos florestais além de trabalhos voltados a planejamento estratégico para escoamento logístico de madeira. Atualmente responsável pelo Geoprocessamento na Klabin – PR, supervisiona e desenvolve geotecnologias aplicadas a otimização e melhoria de processos da área.

claudio-de-souza-e-silva

Cláudio de Souza e Silva

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Cândido Mendes de Campos – FACAM em 1991, Pós-graduação em Ciências Contábeis pela FGV em 1998, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ em 2003, Ger.de Núcleo da Área de Avaliações Imobiliárias da Previ – Fundo de Previdência do Banco do Brasil.

david-breves-coda

DAVID BREVES CODA

Diretor na HKA International e tem extensa experiência em gestão de contratos para implementação de grandes projetos do setor privado tendo operado por mais de 30 anos em complexos e desafiadores cenários contratuais.

dimas-sousa-gomes

DIMAS SOUSA GOMES

Engenheiro Civil, Pós Graduado em: Engenharia de Segurança do Trabalho; Auditoria e Gestão Ambiental; Engenharia de Avaliações e Pericias. Atua como Perito Judicial. Membro do IBAPE/BA. Perito Certificado AA pelo IBAPE Nacional.

dimilson-pinto-coelho

Dimilson Pinto Coelho

Mestre em desenvolvimento de tecnologia, graduado em Engenharia Civil pela UFPR, atua na área de Segurança de Barragens de ITAIPU BINACIONAL, Diretor Técnico do Comitê Brasileiro de Barragens e Coordenador do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens.

edson-garcia-bernardes

EDSON GARCIA BERNARDES

Diretor do IBAPE-MG e da EMBHEL Engenharia, Perito especializado em cálculos para verificação de desequilíbrio econômico-financeiro em contratos de obras, Coordenador da NORMA do IBAPE NACIONAL sobre desequilíbrios.

eduardo-rottmann

EDUARDO ROTTMANN

Eng. Civil, M.Sc. E.P.U.S.P., CEAG/FGV. Sócio da Contacto Consultores Associados, é consultor junto a organismos multilaterais e órgãos públicos; perito judicial; árbitro; avaliador e professor de cursos de pós-graduação. Co-autor dos livros “Perícias de Engenharia” (Ed. Pini, 2008), “Perícias em Arbitragens” (Ed. LEUD, 2012) e “Engenharia de Avaliações” (Ed. Pini, 2014). Representa o Brasil junto ao IVSC, é Ex-Secretário de Normas da UPAV, ex-presidente e fundador da LARES, fellow da RICS e conselheiro da Fundação Péter Murányi. É presidente do IBAPE/SP para o biênio 2016/2017.

eduardo-t-p-vaz-de-melo

Eduardo T. P. Vaz de Mello

Engenheiro Civil, Fundador (em 1989) e Diretor da Vaz de Mello Consultoria, atendendo desde 1988 a nomeações como Perito na Justiça Estadual e Federal. Vice-Presidente do IBAPE-MG.

elcio-avelar-maia

Elcio Avelar Maia

Engenheiro civil, pós-graduado em Segurança do Trabalho, Auditoria e Perícia Ambiental e Avaliações e Perícias de Engenharia. Perito criminal aposentado, Perito Judicial, Consultor Técnico de empresas e escritórios de advocacia. Ex-presidente do IBAPE-MG e IBAPE Nacional.

emerson-de-mello

Emerson de Mello

Engº Civil pela UFPR – Prof. Titular de Insp. Predial de Pós-Graduação Perícias de Eng.– KEYNES –  Diretor Téc. da Vento Sul Eng. e Consult. Ltda desde 1994. – Perito Judicial de Eng. –  Pres. de 1999/r 2001 IBAPE/PR,  Vice Pres. Pericias e  Insp  Prediais Ibape  PR desde  2013. Diretor téc. de ensino/ Normas do Ibape.  Colaborador Normas de Reforma/Insp.  Predial.

ferrucio

ferrúcio kochinski

Graduado em Eng. Cartográfica pela UFPR-1986; com Pós-Graduação em Eng. da Qualidade “Lato Sensu“ CESEQ PUC/PR- 1999; Pós-Graduação em Eng. e Seg. do Trabalho “Lato Sensu“ UFPR – 1995; Pós-Graduação em Adm. de Empresas – FINANÇAS – FAE/PR “Lato Sensu“-1992; Atuou como Gerente Comercial Espano-América da MAVEN Engineering Corp. (2006/2008). Atua como Consultor em Gestão de Negócios, Qualidade, Cartografia e Geotecnologias. Coordenador da Câmara Técnica Ciências da Terra do IEP – Ins_tuto de Engenharia do Paraná desde 2015; Representante do IEP na AGENDA 21/Educação Ambiental junto a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do PR (2017); Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias na UNILIVRE (2017).

flavia-zoega-andreatta-pujadas

Flavia Zoéga Andreatta Pujadas

Engenheira civil; Pós Graduada Perícias e Avaliações; Presidente IBAPE/SP 2014/2015; Diretora UPAV; MRICS; Profa da Univ. Mackenzie em Perícias e Inspeção Predial; Profa do IBAPE/SP; Autora de artigos e livros sobre Inseção Predial e de Estádios de Futebol; Sócia da ARCHEO.

francisco-maia-neto

FRANCISCO MAIA NETO

Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado; Membro da lista de árbitros de câmaras arbitrais em MG, SP, RJ, PR e DF; Ex- Presidente do IBAPE/MG e do IBAPE Nacional; Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/MG (2016/2018) e Secretário-Geral da Comissão de Arbitragem da OAB Nacional (2016/2019).

frederico-correia-lima

Frederico Correia Lima Coelho

Engenheiro Civil e Eletricista, Presidente do IBAPE Nacional (2016-2017), Vice-Presidente Técnico da UPAV (União Panamericana de Associações de Avaliação de 2017-2018) e Professor de Pós-Gradução do Curso de Avaliações e Perícias de Engenharia da PUC/IBAPE MG.

fabio-luiz-da-camara-faustao

Fábio Luiz da Câmara Falcão

Advogado graduado pela USP, pós-graduado em Direito Administrativo e Empresarial, atua no campo corporativo, negócios e construção na Câmara Falcão Advogados. Membro do corpo de árbitros da CAMFIEP e da Câmara de Arbitragem Brasil–China.

franck-esteves-ruffo

Franck Esteves Ruffo

Engenheiro Civil, Gerente Executivo da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, há 25 anos atuando na área de avaliação de imóveis.

gilberto-adib-couri

Gilberto Adib Couri

Doutor em Engenharia, Prof UFRJ, UFF, UERJ, PUC RJ, Coordenador FGV Management, Vice Presidente Técnico – Ibape Nacional, Presidente – Ibape RJ, Experiência em projetos estruturais, patologias, arbitragens e perícias judiciais.

geraldo-da-rocha-ozio

GERALDO DA ROCHA OZIO

Arquiteto e Urbanista – UFRGS 1989; Pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias – Esc. de Engenharia UFRGS 2001; Especialização em Inspeção de Estruturas de Concreto ABECE/ALCONPAT/IBRACON 2014; Presidente do IBAPE/RS 2017-2018.

henrique-frohnknecht

Henrique Frohnknecht

Vice Presidente de energia, Engenheiro Mecânico e Advogado. Com mais de 25 anos de experiência em obras de infraestrutura tais como hidroelétricas, obras de saneamento e transmissão e larga experiência em disputas e arbitragens (ICC, CAM-CCBC, FGV).

hermes-luiz-bolinelli-junior

hermes luiz bolinelli junior

Engenheiro Civil também formado em Processamento de Dados com Especializações em Avaliações e Perícias, Ciências de Dados (Big Data) e Gestão Ambiental. Atualmente é Engenheiro da Caixa Econômica Federal onde também atua como instrutor. Professor em cursos pós graduação. Medalha Hélio de Cayres XVIII COBREAP/BH.

inalvaro-nazare-soares

Inálvaro Nazaré Soares

Engenheiro Civil, especialista em Perícias de Incêndio e em Gestão de Riscos e Seguros, Professor em diversas faculdades, Orientador da UFBa, Palestrante, apresentará trabalho sobre incêndio nesse COBREAP; membro do IBAPE-Ba, atua no mercado de seguros como Inspetor de Riscos; Regulador de Sinistros e Consultor na área de Prevenção contra Incêndio desde 1989.

jobson-nogueira-de-andrade

Jobson Nogueira de Andrade

Engenheiro civil, formado pela Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares-MG. Cursou Ecologia Urbana pela PUC Minas e Gerenciamento de Projetos  pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi gerente e supervisor de obras públicas em Belo Horizonte, Secretário de Obras do Município de Betim-MG, além de ser empresário da construção. Atualmente, exerce atividades de assessoria e consultoria em planejamento e é Presidente do Crea-Minas pelo segundo mandato.

jacson-paulo-tessaro

Jacson Paulo Tessaro

Professor Universitário, Arquiteto, Urbanista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Docente de Avaliações e Perícias de Engenharia; Pós Graduado em Arquitetura e Design de Interiores e Engenharia de Segurança do Trabalho; Capacitado em Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro pela Polícia Federal do Brasil; Especialista em Biossegurança e Controle de infecções; Diretor Adjunto do IBAPE-PR gestão 2016/2017; Membro da Comissão Organizadora do XIX COBREAP.

jose-tarcisio-doubek-lopes

José Tarcísio Doubek Lopes

Engenheiro Civil Poli/USP 1968, Pós Graduado em Avaliações IBAPE/SP – Unisanta – 2002, Certificado AAA pelo IBAPE, milita com avaliações desde 1972, Professor em cursos de curta duração em IBAPEs e Pós Graduação, Perito Judicial e Assistente Técnico em processos de desapropriação e instituição de servidão.

kirke-w-moreira

Kirke Andrew Wrubel Moreira, M.Sc

Diretor Técnico da Concrete Engenharia e Consultoria / Bruke do Brasil. Perito Associado do IBAPE PR. Professor de graduação e pós-graduação da FACEAR / Instituto IDD.

lamartine-moreira-junior

Lamartine Moreira Junior

Graduado em Engenharia Civil – Universidade de Uberaba, Graduado em Engenharia Agrícola – Universidade de Uberaba, com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Federal de Goiás, Especialização em Engenharia Diagnóstica – Universidade Cidade de São Paulo, Bacharel em Direito – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso Internacional de Termografia Nível 1 – ITC Brasil.

larissa-cristina-lopes-cal

LARISSA CRISTINA LOPES CAL

Engenheira Ambiental formada pela UNESP, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Líder em Gestão de Passivos Ambientais no Grupo Index. Atua há 10 anos no segmento de projetos em Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

leandro-fischer

Leandro Fischer

É engenheiro mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, é certificado CMVP (Certified Measurement & Verification Professional) e PMP (Project Management Professional). Atualmente, lidera as operações da Petinelli em Santa Catarina. Antes de ingressar na Petinelli, Leandro gerenciou grandes projetos multidisciplinares e de grande complexidade para a Aker Solutions, empresa Norueguesa do setor de óleo e gás. Sua paixão por fazer “mais e melhor, com menos”, casa com sua habilidade de comunicar a gestores viabilidade econômica dos projetos. Leandro é especialista em conforto, eficiência energética e certificação de edifícios residenciais. Faz parte da equipe dos mais recentes projetos de altíssimo desempenho Netzero Energia e NetZero Água da Petinelli, e o primeiro edifício residencial brasileiro a obter a pré-certificação LEED Ouro.

teste01

Luciano da Silva Costa

Engenheiro Eletricista – Formado pela FEI. Especialização MBA em Automação e Controle Industrial – pela Escola Politécnica da USP. Atuou como analista e assessor de engenharia de avaliações de Bens e Empreendimentos; Atuou como gerente de setor no Estado de SP e atualmente como gerente de setor da região Sudeste na área de Engenharia de Avaliação de Bens e Empreendimentos do Banco do Brasil.

luciano-ventura

Luciano Ventura

Engenheiro Civil (PUCPR); Pós Graduado em Avaliações e Perícias (UTFPR); Presidente do IBAPE-PR; Membro da Comissão da ABNT NBR14.653-1; Redator das “Diretrizes Básicas para Avaliações em Garantias Bancárias”; Certificado em Avaliações pelo IBAPE- nível AAA; Coordenador Geral do XIX-COBREAP; Sócio Fundador da Avaliador.com

lutemberg-de-araujo-florencio

Lutemberg de Araújo Florencio

Doutorando em Engenharia Civil (POLI-USP), Mestre em Estatística (UFPE) e Engenheiro Civil (POLI-UPE). Atualmente é vice-presidente técnico da SOBREA, prof. de Engenharia de Avaliações da UNINASSAU e Engenheiro Civil do Banco do Nordeste.

luis-cesar-siqueira-de-luca

Luis César Siqueira De Luca

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná. Ainda como formação acadêmica-técnica possui: Master Internacional em Patologia Avançada (CINVESTAV – México), (FHECOR – Espanha) e (FEUP – Portugal), Mestre em Estruturas (UFSC), Especialista em Patologia das Construções (UTFPR). Consultor Técnico de diversas empresas: Petrobras, Vale, Bosh, Electrolux, PÖYRY, Cushman & Wakefield, dentre outras. Diretor executivo do Grupo Educacional IDD. Coordenador da Pós-Graduação em Patologia nas Obras Civis.

luiz-henrique-cappellano

Luiz Henrique Cappellano

Pós-graduado em Perícias e Avaliações, FAAP/97 e Gestão Ambiental, USP/01. Certificado IBAPE AAA. Gerente de Patrimônio da SABESP. Prof. conv. de Mackenzie e IBAPE. Coautor de “Engenharia de Avaliações”, Ed LEUD, 2013 e NTS297 “Servidões”.

marcos-augusto-da-silva

MARCOS AUGUSTO DA SILVA

Engº de Produção Mecânica, Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, Perito Judicial, Engº Avaliador Certificado pelo IBAPE Nacional, Coordenador de avaliações na Mercatto Assessoria e Avaliações Ltda.

marcelo-rossi-de-camargo-lima

Marcelo Rossi de Camargo Lima

Mini CV: engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP em 1988; Presidente do IBAPESP no biênio 2012/13; Certificado AAA em egenharia de avaliações pelo IBAPE NACIONAL; Avaliador registrado junto ao RICS (Royal Institute of Chartered Surveyors).

maria-teresa-cerqueira

Maria Teresa Cerqueira

Engenheira Civil, graduada pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Finanças Empresariais e Pós Graduanda em Avaliações e Perícias. Certificada IBAPE – Nível A. Atua na área de Avaliações e Perícias há 10 anos. Credenciada na Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Poupex, Sefaz Salvador, entre outros. Foi Diretora Técnica do IBAPE/BA por 4 anos e atualmente é Conselheira Fiscal do IBAPE/BA.

mauro-gomes

MAURO DE SOUZA GOMES

Mestre em Economia UCAM, Latu Sensu Avaliação de Projetos FGV, Arquiteto e Urbanista FAU UFRJ, vice-presidente IBAPE/RJ, vice-presidente da SOBREA, Diretor Técnico do Instituto UrbanoMétrica, Avaliador registrado RICS.

marcos-mansour-chebib-awad

Marcos Mansour Chebib Awad

Engenheiro Civil e Especialista em Economia pelo Mackenzie, Co-coordenador e Professor do curso Perícias de Engenharia e Avaliações do IBAPE/SP e Mackenzie, Coordenador da Câmara de Avaliações do IBAPE/SP e Diretor da Validar Engenharia.

michel-sehn

MICHEL SEHN

Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área Comercial e Regulatória do Mercado Livre de Energia Elétrica e na área de Ciência da Computação com ênfase em teleinformática, padrões médicos e processamento de imagens. Atualmente é Diretor da 4VANTS empresa especializada em extração de dados de imagens capturadas por drones e câmeras fixas.

mario-lucas-goncalves-esteves

Mário Lucas Gonçalves Esteves

Engenheiro Mecânico pós graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias. Atua nas áreas de avaliação de máquinas, equipamentos, complexos industriais e ativos imobilizados, com determinação das vidas úteis, depreciações e valores residuais.

marcelo-suares-saldanha

Marcelo Suarez Saldanha

Engenheiro Civil (PUCRS/84), Pós-Graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias (UFRGS/01); Certificado de Qualificação Profissional AAA em Engenharia de Avaliações (IBAPE); Cursos de Tasacion Inmobiliaria Urbana y Teoria de los Precios y los Mercados (UPV/98); Professor da Pós Graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias (IPOG/06); Professor do Curso de Perícias de Engenharia da Escola da Magistratura (AJURIS/16); Membro do IBAPE-RS; Perito e Avaliador do Poder Judiciário Estadual e da Justiça Federal do RS (1986).

masahiko-tisaka

MAÇAHICO TISAKA

Eng. civil, especializado em engenharia de custos, ex-presidente do Instituto de Engenharia, ex superintendente da CMA-IE Camara de Mediação e Arbitragem do IE, relator do Projeto ABNT/CEE-162 GT-4  para Elaboração  e Formação de Preços de Empreendimentos de Infraestrutura, parecerista e perito em assuntos de desequilíbrio economico- financeiro de contratos de engenharia. Autor de livros sobre orçamento de obras, reequilíbrio de contratos e  vários trabalhos técnicos sobre BDI.

misael-cardoso-pinto-neto

MISAEL CARDOSO PINTO NETO

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, pós-graduado em Perícias e Auditorias Ambientais pelo IBAPE/SP – IPEN/USP.Perito oficial para o Poder Judiciário dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Membro titular do IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia. Trabalhos desenvolvidos junto ao IBAPE/SP: Co-autoria na norma de Inspeção Ambiental Imobiliária, e do livro Perícias Ambientais. Coordenador da Câmara Ambiental nas Gestões 2008-2009 e 2010-2011. Palestrante na área ambiental em seminários, congressos e assembléias. Professor em cursos internos.

norberto-hochheim

Norberto Hochheim

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestre em Engenharia de Produção pela mesma universidade (1986) e doutor pela Université de Nancy I – França (1991). É professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de imóveis, planta de valores genéricos, análise de investimentos.

osorio-accioly-gatto

Osório Accioly Gatto

Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia Mackenzie, Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela FAAP. Ex-Presidente do IBAPE e do IBAPE/SP. Vice Presidente da UPAV e secretário de normas da UPAV. Diretor da Mercatto Assessoria e Avaliações. Perito Certificado AAA pelo IBAPE Nacional.

octavio-galvao-neto

Octavio Galvão Neto

Presidente da UPAV, Ex-Presidente do IBAPE e do IBAPE/SP, Professor convidado da Universidade Mackenzie, Coordenador e Secretário respectivamente das Comissões de Estudos das normas ABNT: “Avaliação de Bens” e “Perícias de Engenharia na Construção Civil”.

pedro-augusto-kruk

PEDRO KRUK

Engº Civil, pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em concreto massa na University of Califórnia – Berkeley (1982). Conselheiro Vitalício do IBAPE Nacional e atual Vice-Presidente Técnico. Autor de diversas publicações e artigos semanais sobre avaliações e perícias técnicas nos jornais do Paraná, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná. Certificação em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE Nacional em nível AAA.

paulo-grandiski

PAULO GRANDISKI

O palestrante é engenheiro civil, pós-graduado em perícias e avaliações, e pretende apresentar um resumo do que aprendeu nos 55 anos de atividade profissional atuando como construtor, perito e palestrante, sendo co-autor das principais normas comentadas neste curso.

radegaz-nasser-junior

Radegaz Nasser Junior

Engº Civil e de Segurança do Trabalho, pós graduado em avaliações e pericias de engenharia, Master universitário em Tasacion e Valuacion – Valencia ES, Instrutor em vários cursos de pós-graduação, tanto no Brasil como no exterior (Portugal), Certificado pelo Ibape nivel AAA.

renata-denari-elias

RENATA DENARI ELIAS

Engenheira Cartógrafa e Advogada. Pós-graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações – FAAP-SP. Medalha HÉLIO DE CAIRES, melhor trabalho de Perícias de Engenharia, XVII COBREAP-2013. Membro das Comissões de Peritos: Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas – SP e Guarulhos – SP. Perita nas Varas Federais Guarulhos-SP e Campinas-SP. Assistente técnica. Trabalha na Secretaria Municipal de Justiça – SMJ, Departamento de Desapropriações do Município de São Paulo – DESAP, desde 1992.

ronaldo-foster-vital

RONALDO FOSTER VIDAL

Arquiteto FAU-UFRJ – 1975; membro da equipe de Oscar Niemeyer nos projetos na Argélia; realizou vários projetos e obras próprias, incluindo reformas em casas preservadas; perito desde 1985 e avaliador certificado AAA; conselheiro, ex-diretor e ex-presidente do IBAPE-RJ; conselheiro do CAU-RJ; prêmio avaliações imóveis históricos XXV Congresso UPAV, Miami.

richard-pierre-mathieu-dal-molin

Richard Dal Molin

Eng.Civil-UFPR,Pós Grad.Períc.e Aval.–CEFET/PR e Gestão Qualid.Produtiv.–UFPR,Vice-Pres.Financ.–IBAPE/PR-03/05,Cons.Fiscal-IBAPE/PR-05/07,Presid.–IBAPE/PR-13/15,Vice-Pres.Aval.–IBAPE/PR-16/17,Diretor da RESIDENCE Eng.Ltda.

rubens-alves-dantas

Rubens Alves Dantas

Professor de Avaliação Econômica de Empreendimentos e Engenharia de Avaliações na Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Engenharia Econômica, Mestrado em Engenharia de Produção, Doutorado em Economia e cursos de aperfeiçoamento em Regressão Espacial na Universidade de Illinois – USA. Atual Presidente SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações.

ronaldo-peixoto-drabik

Ronald Peixoto Drabik

Graduado em Engenharia Civil pela PUCPR. Professor da Pós-Graduação na FAG, disciplina de Engenharia de Avaliações. Ex-Secretário de Planejamento e Urbanismo de Cascavel, responsável pela implementação do projeto Geocascavel.

rosana-akemi-murakami

Rosana Akemi Murakami

Engenheira civil pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações pela FAAP/SP. Engenheira avaliadora certificada AAA pelo IBAPE Nacional. Sócia da Mercatto Assessoria e Avaliações Ltda.

salvador-de-sa-campos-benevides

SALVADOR DE SA CAMPOS BENEVIDES

Arquiteto  – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ – RJ. Pós Graduado em  Administração de Empresas – Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP. Curso de Extensão em  Gestão Empresarial  – Universidade Sorbonne em Paris/Franca. Pioneiro na aplicação de Programas de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e de Novas Tecnologias Construtivas, na Indústria da Construção. ATUAL SUPERINTENDENTE do CB-002 da ABNT

simone-feigelson

SIMONE FEIGELSON

Arquiteta e urbanista com Pós-graduação em Avaliações e perícias de engenharia e ambiental, mestrado e doutorado em engenharia civil todos pela Universidade Federal -UFF. Professora adjunta da Universidade Federal – UNIRIO.

sergio-alberto-pires-da-silva

SÉRGIO ALBERTO PIRES DA SILVA

Eng. Civil formado pela UFRS, gestor da Área de Eng. da Caixa Federal de 1984 a 1996.  Autor do aplicativo Sisreg-DOS e TS-Sisreg. Avaliações efetuadas em Paris, Amsterdã e Buenos Aires. Responsável pelo Banco de Dados genérico Sismob, Atualmente Diretor Presidente da Tecsys Engenharia e Diretor da Sobrea.

sergio-yasuo-yamawaki

Sergio Yassuo Yamawaki

Engenheiro Mecânico; Presidente da Comissão de Acessibilidade CREA-PR (2012, 2013, 2016 e 2017); Projeto e fabricação de diversas tecnologias para acessibilidade e mobilidade urbana; Palestras sobre Acessibilidade para mais de 10.000 pessoas.

sergio-antao-paiva

SÉRGIO ANTÃO PAIVA

Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Ciências em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), exerce atividades na área de avaliação de imóveis na CAIXA, no Rio de Janeiro. Instrutor da Universidade CAIXA e Secretário da Comissão de Estudos da ABNT para as Normas de avaliação de bens (NBR 14.653).

sergio-antonio-abunahman

SERGIO ANTONIO ABUNAHMAN

Engenheiro Industrial, professor da UFF (apos.), UERJ, PUC/Rio, EMERJ, autor, entre outros, do livro Curso Básico de Engenharia Legal e de Avaliações (editora PINI, São Paulo, 4ª edição) e edição castelhana (Miguel Camacaro Ediciones, Caracas), ex vice presidente e diretor do IBAPE/RJ, único engenheiro agraciado com  a medalha do Mérito da Justiça Criminal do antigo Tribunal de Alçada Criminal do RJ, dezenas de cursos ministrados em 24 estados no Brasil e em 8 paises.

tacito-quadros-maia

Tacito Quadros Maia

Engenheiro civil, Mestre em Engenharia de Produção Civil pela UFF/RJ, Especialista em Engenharia Sanitária pela UFRJ, Bacharel em Direito pela UFBA. 35 anos de trabalhos na Caixa Econômica, sendo 25 como Engenheiro. Gerente Nacional da área de Desenvolvimento Urbano responsável por todas as GIDUR do Brasil de 2009 a 2012. Professor Universitário e Instrutor da Universidade Caixa nas disciplinas Avaliações, Custos e Desenvolvimento Gerencial.

tiago-luis-haus

tiago luis haus

Mestre em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Possui vasta experiência como gerente de projetos de diagnóstico e remediação nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAE Centro Universitário.

vera-lucia-de-campos-correa-shebalj

VERA LUCIA DE CAMPOS CORREA SHEBALJ

Graduada em 1978  FAU – Farias Brito/SP; Pós-graduação em ENG. DE SEG. DO TRABALHO Cefet/PR/UTFPR; em AVALIAÇÃO E PERÍCIAS DE ENGENHARIA e PERÍCIA CRIMINAL. Certificada como Eng. de Avaliações Nível AAA; Mestre pelo LACTEC/UFPR. Presidente do IBAPE-PR 2007/2011; Vice-presidente IBAPE NACIONAL 2010/2013, atual vice presidente. IBAPE-PR.

wilson-lang

WILSON LANG

Engenheiro Civil,Pós Graduado em Construção Civil. Exerceu as seguintes atividades: PROFESSOR Titular da Universidade Regional de Blumenau(1980/2011), Presidente CreaSC(1990/1995), Presidente CONFEA(2000/2005), Membro da Academia PanAmericana de Engenharia, Diretor Planejamento da Cobraco(1978/1980), Atualmente é Diretor Técnico da Capital Digital Tecnologia e Soluções Ltda, Atua na área de Avaliações e Perícias desde 1980.